Muitas pessoas usam bebidas alcoólicas para socializar e relaxar em ambientes mais privados, só que, o álcool, pode se tornar o maior obstáculo e não só diminuir o desejo sexual, como também atrapalhar a sua ereção e trazer uma série de outros problemas que podem afetar a saúde ao todo!
Continue lendo este conteúdo para entender como o álcool afeta o sexo!
Por que o álcool atrapalha a ereção?
Álcool e sexo têm uma relação complexa. Segundo um estudo recente sobre a relação entre comportamento e disfunção erétil (DE) publicado no Journal of Sexual Medicine, o consumo moderado de álcool – um a dois drinques por dia – aumenta o desejo e diminui a ansiedade sobre o desempenho sexual, ambos benéficos para ereção.
O consumo excessivo de álcool pode trazer o efeito oposto. Você pode não ter uma ereção, conseguir uma que seja menos poderosa ou que dure menos tempo do que você gostaria.
A dose segura de álcool que não cause danos é uma pergunta difícil de responder. A tolerância ao álcool depende muito da fisiologia de cada indivíduo, e de fatores como a quantidade e a frequência com que você o consome e como seu corpo reage.
O álcool tem ação como um depressor do sistema nervoso central (SNC) e pode prejudicar alguns dos principais sistemas envolvidos na estimulação sexual e ereção, fluxo sanguíneo e sensibilidades nervosas.
Isso pode ocorrer de duas formas possíveis:
O cérebro envia mensagens para a genitália durante a excitação, instruindo-o a ficar ereto. É possível que a intoxicação diminua ou interrompa os sinais entre o corpo e cérebro, o que deixa a pessoa ‘broxa’.
O consumo de álcool leva à desidratação, o que reduz o volume sanguíneo e reduz a circulação. Como as ereções precisam de um fluxo sanguíneo saudável, isso pode prejudicar sua funcionalidade.
Os níveis de angiotensina, um hormônio ligado ao DE, também aumentam como resultado da desidratação. Isso faz os vasos sanguíneos se contraírem, que é o contrário do que deveria ocorrer durante uma ereção.
Por que quando eu bebo e não consigo ter ereção?
Como dito antes, as bebidas alcoólicas podem ajudar as pessoas a se abrirem para atividades sexuais saudáveis. Mas, quando consumidas em excesso, também podem colocá-las em situações de risco.
Não há nada melhor que chegar em casa e relaxar com uma taça de vinho, não é mesmo? Este é um ritual muito comum que pode ser considerado saudável se praticado com moderação e raramente.
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) estabelece uma ingestão diária de até 14g de etanol puro, ou em torno de 150ml de vinho, como moderado. O álcool pode favorecer o relaxamento e a redução da adrenalina, o que melhora o momento da ereção.
No entanto, se os níveis de álcool no sangue subirem acima do que é considerado um nível moderado, isso pode ter um efeito diferente, levando à disfunção erétil e flacidez peniana. Veja logo abaixo:
1. Julgamento prejudicado
O álcool pode nos levar a tomar decisões inadequadas sobre sexo ou nos tornar mais vulneráveis a relações sexuais sem proteção se não estivermos com alguém que possa nos dar segurança.
Isso acontece porque o álcool aumenta comportamentos sexuais de risco e aumenta a chance de relações sexuais desprotegidas com parceiros inadequados, levando ao aumento da exposição a infecções sexualmente transmissíveis e relacionamentos não consensuais.
Além disso, o consumo excessivo de álcool não contribui para o bom desempenho sexual; isso é um mito que precisa ser refutado.
2. Baixo desempenho sexual
O excesso de álcool tende a causar disfunção erétil. As mulheres podem apresentar desidratação vaginal, o que torna a penetração desconfortável e dolorosa.
3. Nos separa da realidade
Estar em estado de embriaguez tende a ser uma maneira passiva de não estar verdadeiramente presente com nosso parceiro ou de não entender as necessidades sexuais e emocionais da outra pessoa.
4. Danifica o sistema nervoso periférico
O álcool também pode ter efeitos negativos a longo prazo. O consumo frequente de álcool ao longo de vários anos pode prejudicar o sistema nervoso periférico. Referimo-nos a esta condição como neuropatia periférica.
Ou seja, a frequência excessiva ou o consumo de grandes quantidades de álcool podem prejudicar o sistema nervoso e as conexões entre o cérebro e o pênis.
A consequência final é a seguinte: durante a excitação, o cérebro envia informações para o penis; se este sistema estiver danificado, a informação não chega ao órgão sexual, causando problemas de disfunção erétil.
Bebidas que aumentam a libido
Confira logo abaixo algumas bebidas que ajudam com a libido, mas lembre-se de consumir com moderação
Vinho
O vinho combina muito bem com uma noite mais quente e romântica. Ele cria uma atmosfera sedutora e é uma das bebidas que aumenta o desejo de atividade sexual.
Além disso, segundo estudos, as características dos antioxidantes do vinho podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea, dilatando as artérias. Isso poderia ser vantajoso para o apetite sexual masculino e feminino, só não pode tomar mais de duas taças.
Champagne
Além de ser uma das bebidas mais sofisticadas do mundo, os champanhes também podem ter um efeito afrodisíaco. O simbolismo da bebida é sua principal característica.
Devido às suas associações com emoções como júbilo, sucesso e luxo, tem um impacto positivo não intencional na libido. Uma boa escolha para quando você quer comemorar algo com alguém especial, só não vale tomar a garrafa inteira.
Sucos com frutas afrodisíacas
Diversas frutas têm propriedades afrodisíacas que podem ser usadas para fazer deliciosas misturas que também têm o efeito de aumentar o apetite sexual.
Os sucos afrodisíacos são uma boa opção para quem gosta de bebidas não alcoólicas. Além disso, eles podem ser usados em sua rotina para aproveitar ao máximo suas propriedades.
Drinks com romã
A fruta conhecida como romã é bem conhecida por provocar luxúria em homens e mulheres. Ela é rica em antioxidantes e, como resultado, estimula o fluxo sanguíneo, o que facilita a ereção.
Escolher um drink de romã é uma boa opção para quem procura aumentar o desejo de atividade sexual. Mas tenha cuidado ao consumir álcool.
SAIBA MAIS SOBRE REPOSIÇÃO HORMONAL MASCULINA
E não se esqueça de compartilhar este conteúdo com aqueles amigos que acham que o álcool pode ajudar a melhorar os seus desempenhos sexuais!