Todo mundo vai sentir dor nas costas em algum momento da vida. Mas há diferença no grau e na duração da dor? Quando ela pode ser passageira e quando um médico deve ser procurado imediatamente?
Leia nosso artigo sobre o assunto e veja o que a dor nas costas pode significar para a sua saúde.
Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui uma avaliação com um especialista. Ao menor sinal de desconforto, procure um urologista.
O que pode causar dor nas costas?
Dor nos rins ou só um desconforto lombar? Muitas pessoas não conseguem fazer a diferenciação. E tudo bem! Foi pensando nisso que este artigo foi elaborado.
Os rins ficam apoiados nos músculos das costas, abaixo na caixa torácica, e é por isso que, quando há um problema no local, é difícil saber exatamente a origem.
Para evitar que a dor se agrave, o recomendado é buscar orientação médica com um urologista para investigar a causa e tratar adequadamente. Eis algumas problemas de saúde que têm como um dos sintomas em comum a dor nas costas:
Cálculo renal
Mais conhecido como pedras no rins, o cálculo renal provoca dor intensa que irradia para a barriga ou para os genitais. Eles são formações endurecidas dos cristais acumulados nos rins ou nas vias urinárias devido à grande quantidade de cálcio e ácido úrico no organismo.
Infecção renal
Quando ela chega no órgão, é porque ela já passou pela uretra e bexiga sem ter sido tratada corretamente. A dor nas costas em caso de infecção é mais intensa bem no fundo das costas. Se você sente este tipo de dor, procure imediatamente orientação médica. Por afetar um órgão vital, ela é considerada grave.
Cistos
Diferente de nódulos, que são formações duras, os cistos são pequenas bolsas cheias de água que podem se formar dentro dos rins e bloquear os dutos do órgão. A dor nas costas provocada por cistos é muito parecida com a dor lombar, no entanto há uma característica exclusiva: ela se intensifica ao caminhar.
Hidronefrose
Inchaço do rim pelo acúmulo de urina, devido ao bloqueio no ureter. O problema também tem como sintoma a dor nas costas.
Trombose da veia renal
Quando um coágulo obstrui a veia renal – que é a responsável por transportar sangue para fora dos rins – pode provocar dor aguda, além da morte das células. Hipertensão, colesterol elevado e diabetes são fatores de risco para a trombose da veia renal.
Câncer
Está entre os três tipos de câncer mais frequentes. Quando se trata de câncer, quanto mais cedo a detecção, mais efetivo o tratamento, maior a taxa de sobrevida. A dor nas costas vem quando o tumor já cresceu e faz pressão contra os nervos da região lombar. Check-up anual é essencial para um diagnóstico precoce.
Pielonefrite
Inflamação dos rins devido à ação de bactérias nos rins e nos dutos urinários. A pielonefrite pode aparecer repentinamente, de forma aguda, ou se tornar uma condição crônica após um episódio repentino. A dor costuma ser mais intensa na lombar, que pode ser sentidas também nas laterais do corpo e nos genitais
Como saber diferenciar a dor nas costas
Você viu alguns problemas renais que têm como sintoma em comum a dor nas costas. Se ainda não ficou muito claro sobre a diferenciação entre elas, aqui vão alguns macetes.
Local exato da dor
Sim, às vezes é quase impossível determinar. Mas quando a dor nas costas é sinal de um problema renal, e não apenas a lombar reclamando da má postura, a dor costuma ser de moderada a forte, afeta as laterais do corpo e se espalha pela virilha e região genital. Ela não fica concentrada apenas nas costas.
Localização
Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.
Intensidade da dor
É sempre aguda, forte e aparece subitamente quando a dor nas costas é causada por problemas renais. Dores lombares, geralmente, surgem como pontadas ou sensação de queimação.
Alívio da dor
É sempre muito difícil de ser aliviada, principalmente quando se trata de cálculos renais. Enquanto a dor lombar pode ser aliviada – ou potencializada – quando se está em outras posições.
Fique atento à presença de outros sintomas, como:
- dor ao urinar;
- idas frequentes ao banheiro;
- febre;
- urina amarela, vermelha ou marrom;
- náuseas e/ou vômitos;
- urina com sangue e/ou cheiro forte;
- rigidez na coluna;
- dor no pescoço;
- dor que irradia para a perna;
- dificuldade de locomoção;
- fraqueza nos pés;
- perda de sensibilidade nos membros inferiores.
Este conteúdo foi útil para você? Em nosso artigo, você viu que a dor nas costas pode ter vários motivos, que vão da má postura à doenças, como infecções e câncer. Por isso, não deixe de procurar um médico caso haja sintomas parecidos.