Você sabe o que é a síndrome do homem irritável? Muita gente não tem ideia sobre o que isso significa, mas a síndrome é comparada como se fosse a TPM dos homens.
A razão por trás dessa comparação é por conta do desencadeamento de efeitos parecidos aos que são produzidos quando a mulher está de TPM.
Suas causas são bem específicas e sua relação tem a ver principalmente com os níveis de testosterona no organismo do homem. Se você tem curiosidade e quer saber mais sobre o assunto, então não deixe de ler este conteúdo.
Aqui, falaremos um pouco sobre ele, suas condições, o que causa e como isso pode ser tratado. Confira!
O que é a síndrome do homem irritável?
Uma dúvida que já deve ter passado na cabeça de muitos homens é se eles também passam por uma TPM em algum momento da vida.
E de acordo com os especialistas, existe, sim, uma condição hormonal que faz com que os homens apresentem características parecidas com a da TPM, a chamada Síndrome do Homem Irritável.
Como suas causas são bem específicas, esse termo se popularizou como a TPM masculina. Quem a batizou assim foi o pesquisador escocês chamado Gerald Lincoln que descobriu que a condição é provocada por meio de uma queda de hormônio.
A pesquisa pode mostrar algumas mudanças de comportamento que se pareciam bastante as causadas em mulheres. Porém, a diferença seria que o SJI não pertencia ao ciclo hormonal comum do homem.
Sendo assim, há maneiras de tratar essa condição e fazer com que os sintomas sejam aliviados.
Qual a importância da testosterona?
A testosterona é o principal hormônio masculino. Sendo assim, ela tem um papel fundamental no desenvolvimento do corpo do homem e a vários fatores como:
- Crescimento de pelos;
- Engrossamento da voz;
- Produção de espermatozoide;
- Desenvolvimento de músculos.
Ao longo da vida, é normal que venhamos a diminuir a produção de certos componentes em nosso corpo. Acontece o mesmo com a testosterona.
Seus níveis vão diminuindo e o que acontece é a chamada andropausa. A SHI é uma condição, dentro desse sentido, que costuma ser fora do “ciclo” normal do indivíduo.
Quando a testosterona cai, o que acontece é uma série de sintomas que podem ser percebidos, como:
- Perda de massa óssea;
- Acúmulo de gordura corporal;
- Perda de desejo sexual;
- Mudanças no humor.
Quais são as causas da SHI?
Dentre as principais causas comuns da queda da testosterona, que provoca a síndrome do homem irritável, podemos citar as seguintes:
- Alimentação;
- Fatores emocionais;
- Estresse;
- Traumas.
E os principais sintomas que a síndrome do homem irritável provoca no homem e que pode se comparar com a tensão pré-menstrual, são então a:
- Irritabilidade;
- Agressividade;
- Apatia;
- Tristeza;
- Desânimo;
- Insônia:
- Emotividade;
- Sensação de estar sobrecarregado;
- Ciúmes excessivos;
- Diminuição do desejo sexual.
Se você sentir que 6 ou mais destes sintomas citados estão presentes em sua rotina, é possível considerar que você esteja passando pela síndrome do homem irritável.
Para haver a confirmação dessas suspeitas é vital que se procure um médico para que se possa realizar exames de sangue e, assim, conferir a quantidade de testosterona presente no organismo.
Antes de mais nada, é fundamental falar sobre a importância que é distinguir essas síndromes de outras doenças prováveis da mente, como a ansiedade ou distimia por exemplo.
Para descartar essas chances, é fundamental que se faça uma consulta com o médico clínico geral ou um psiquiatra, que fará perguntas para avaliar a saúde psicológica do paciente e revelar seu diagnóstico.
Se os sintomas durarem um pouco mais do que 14 dias afetando a vida do paciente como um todo, pode-se também considerar um quadro de depressão.
Qual o principal fator para a síndrome do homem irritável?
Como dissemos, uma das principais causas associadas à TPM masculina é a queda significativa de testosterona no organismo, que pode ocorrer a qualquer momento.
Geralmente, a queda possui fatores emocionais e ligados ao estresse. Existem períodos nos quais essas alterações podem ocorrer, por exemplo, na adolescência, meia idade e idade avançada.
Ela não deve ser confundida com a andropausa, que é quando ocorre a diminuição natural dos níveis de testosterona. A síndrome pode ser tratada por meio de um endócrino ou urologista.
Assim, ele indicará como se deve fazer a reposição de testosterona para que os sintomas sejam reduzidos. Recomenda-se também a realização de psicoterapia para que se possa ajudar no controle dos sintomas.
Há formas também mais naturais para que a pessoa consiga aumentar sua testosterona, que é por meio de uma alimentação rica em zinco, vitamina A e D, atividades físicas e dormir bem.
Quais razões para tratar esse fator?
Sabemos que tudo que não está incluso em nossa rotina pode se tornar algo muito chato no dia a dia, principalmente quando isso se refere a alterações de humor.
A instabilidade por não saber como lidar com situações comuns causa muita irritação. E isso acaba sendo o fator principal para fazer com que a qualidade de vida seja prejudicada.
O objetivo em comum de todas as pessoas é poder ter estabilidade nas áreas de suas vidas. Isso inclui o fator emocional e também de saúde.
Ter a saúde em dia é o básico, por isso, dar atenção a essas pequenas mudanças é vital para que elas não se tornem um grande incômodo.
Buscar por tratamento é o melhor meio de cuidar de si. Então, fique atento aos sinais que o seu corpo manda e procure por ajuda para evitar que a síndrome do homem irritável se torne um problema.
Conclusão
Por fim, vimos aqui um pouco sobre a síndrome do homem irritável, o que ela é, o que causa e como é possível tratá-la. É fundamental ficar atento aos sintomas para que um profissional possa avaliar sua situação.
Por isso, marque uma consulta e saiba como anda sua saúde. Assim, você pode prolongar o seu bem-estar e viver uma vida mais saudável.
Conte aqui se este conteúdo foi útil para você e, se sim, compartilhe-o com mais pessoas que irão se beneficiar desta informação.