Em algum momento da vida, todo homem já se perguntou qual é o tamanho normal do pênis. E esse questionamento acontece muitas vezes por conta da pressão da sociedade por uma imagem irreal e mitos que se criaram em cima disso.
Diversos homens passam a vida inseguros justamente por acharem que não fazem parte do padrão imposto. A virilidade do homem foi medida de acordo com o tamanho do seu órgão.
Isso acaba gerando preocupações na mente masculina. Porém, saiba que tudo isso são mitos. Se você quer saber mais sobre o assunto e descobrir se você está na média real, então continue lendo este conteúdo.
Qual é o tamanho normal do pênis?

O órgão genital masculino é um grande tabu não só para os homens como também por parte das mulheres. Isso porque, como dissemos na introdução, foi criado um mito de que o tamanho do órgão mede a virilidade de um homem.
Sendo assim, quanto maior o seu pênis, maior seria sua fertilidade e seu desempenho com outra pessoa. No entanto, isso é apenas um mito que não deve ser levado em consideração.
O motivo é simples: o tamanho não interfere em nenhum desses pontos. O desempenho sexual não tem relação com o órgão.
Por se tratar de um assunto polêmico e que traz muitos questionamentos, separamos algumas questões para serem respondidas de modo direto. Assim, você conseguirá entender tudo a respeito do assunto.
O EXCESSO DE PELE QUE RECOBRE O PÊNIS É UM PROBLEMA PARA VOCÊ?
1. Até quando o pênis cresce?
Uma pergunta simples mas que ainda habita na cabeça de diversos homens. O pênis vai se desenvolvendo ao longo da vida. Então, à medida que o homem vai crescendo, assim como outras áreas do corpo, o órgão acompanha esse crescimento.
Porém, ele começa a se desenvolver mais no período da adolescência. Então por volta dos 18 aos 20 anos é que o pênis acaba atingindo seu crescimento e espessura final.
As características então, vão se mantendo ao longo da vida. Ainda que a fase de pico de crescimento ocorra na adolescência, o desenvolvimento em cada pessoa ocorre de modo diferente.
Então, em alguns homens esse processo pode ser mais rápido, enquanto que em outros, ele acaba sendo mais lento. O pênis também cresce podendo ter uma curvatura, algo completamente normal e que não afeta seu desempenho.
2. Qual o tamanho normal do pênis?
Há diversas pesquisas e artigos referentes a este assunto. Tudo vai depender de região para região. Isso porque as características de um povo acaba sendo diferente do outro.
Então usar um parâmetro para comparar pessoas diferente, é algo errado a se fazer. Logo, você deve levar em consideração que a média brasileira é diferente da média europeia, por exemplo.
Para que não houvesse tantas dúvidas em relação a este assunto, pesquisadores do King’s College London realizaram um estudo envolvendo 15 homens ao redor do mundo e fizeram uma média de seus órgãos.
Chegou-se a conclusão então que em uma média mundial, o tamanho normal do pênis mole é de 9,16 centímetros a 13,24cm. E quando ereto, o tamanho médio seria de 13,12 centímetros.
O brasileiro tem uma média acima da média mundial. Isso porque segundo um estudo publicado no Jornal da Pediatria, o comprimento médio do órgão sofre uma variação de 14,2 e 15,7 quando ereto.
Existem muitos homens que possuem o tamanho do pênis que pode estar abaixo disso ou também acima. Mas, de modo geral, respondendo a pergunta se existe tamanho normal, podemos dizer que a média considerada dentro dos padrões reais é de 10 a 17 cm.
Como medir de forma segura para saber qual é o tamanho certo? Você deve estar se perguntando isso agora. Pois bem, para que a medida aconteça de modo correto, você deve medir a distância entre a região supra-púbica.
Esse é o osso logo acima da base do pênis. Meça daí até a ponta do pênis. Dessa forma você pode saber se o seu está dentro da média.
3. Quando se preocupar com o tamanho do pênis?
Vimos acima qual é o tamanho normal do pênis. Sendo assim, se você está dentro da média, não há com o que se preocupar. Mas, se você possui um tamanho muito inferior a isso, deve procurar ajuda de especialista.
O órgão que possui menos de 7cm estando ereto é considerado micro pênis. Nesse caso, o tamanho pode influenciar no desempenho sexual por conta da penetração. Por isso é preciso buscar ajuda para saber o que fazer.
4. É possível aumentar o tamanho do pênis?
Há sim várias técnicas que prometem o aumento peniano. No entanto, a maioria causa apenas pequenas mudanças, não tendo um resultado tão satisfatório.
O método que mais pode ser eficaz é a prótese peniana. Porém, só é indicado em condições especiais e para quem tem problemas de ereção. Se este não é o seu caso, então ela não fará diferença também.
5. Qual é o tamanho ideal durante as fases da vida?
O tamanho normal por fases da vida (Criança, adolescência, adulto) é outro fator de dúvida. O crescimento do pênis ocorre de 4 formas diferentes.
- Nascimento: comprimento médio de 3,7 cm a 2 cm;
- Zero a 3 anos: aumento de 1,5 cm ( média de 6,2 cm aos 3 anos);
- 3 a 11 anos: Acréscimo de 1,5 cm (média 7,7 cm aos 11 anos);
- 11 aos 18 anos: aumento de 6,5 cm (média de 14,5 aos 18 anos).
6. Qual a relação do tamanho do pênis com a sua altura?
Não há nenhuma relação entre altura ou tamanho do pé que influencia no tamanho do pênis. Na realidade, não há nenhum dado que sustente pontos como:
- Negros terem pênis maior que brancos;
- Asiáticos terem pênis menor do que ocidentais;
- Altura ou tamanho do pé têm a ver com tamanho do pênis.
Como dissemos, o tamanho normal do pênis varia de região para região e há muitas exceções dentro desses fatores.
Conclusão
Por fim, vimos aqui sobre qual é o tamanho normal do pênis e respondemos algumas perguntas que geram bastante dúvida entre os homens. Em caso de preocupação ou dúvida, o ideal é procurar um especialista.
O médico mais indicado nesse caso é o urologista. Ele fará toda a avaliação e indicará para você algumas medidas a serem tomadas caso seja necessário.
Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado. Não deixe de conferir mais artigos semelhantes a esse em nosso blog.


