A vasectomia é um procedimento seguro e eficaz de controle da fertilidade. Ao contrário do que muitos homens pensam, a técnica não interfere na potência sexual do homem e sim na sua capacidade reprodutiva. Fazer uma vasectomia é uma decisão bastante séria que precisa ser analisada com cuidado.
Mas e se você tiver feito o procedimento e, com o passar o tempo, mudar de ideia sobre ter um filho? É possível reverter a vasectomia? Neste post, você vai entender melhor a técnica e descobrir se um homem vasectomizado pode voltar à sua condição fértil inicial. Pronto para acabar com as dúvidas?
Como é feito o procedimento?
Antes de começarmos, você precisa entender a cirurgia. A técnica é realizada por urologistas por meio de uma incisão feita nos ductos deferentes que transportam os espermatozoides do epidídimo à uretra. Assim, a passagem dos espermatozoides para o sêmen durante a ejaculação é interrompida.
A região onde é feita a incisão não tem relação com os nervos e artérias testiculares por isso não compromete a potência sexual. Após a cirurgia, o sêmen continua a ser produzido de maneira natural a cada ejaculação.
E se eu quiser reverter a vasectomia?

Bem, digamos que, algum tempo após ter feito o procedimento você tenha mudado de ideia e queira ser pai. Mesmo que a vasectomia seja muito segura, ela pode ser revertida com a religação dos canais. Nesses casos, o tempo é um fator decisivo para o sucesso de uma gravidez natural. As taxas de gravidez são mais elevadas (70 a 80%) quando a reversão é feita nos primeiros três anos após a cirurgia.
Mas caso você tenha passado pelo procedimento há mais de 10 anos, esses números podem diminuir e ficar em torno de 30%. Nesse caso, o corpo volta a produzir espermatozoides, mas eles podem não ser férteis, o que dificulta o acontecimento de uma gravidez.
Assuntos relacionados:
“5 hábitos que estão prejudicando o seu desempenho sexual“
“8 causas mais comuns da impotência sexual (e suas soluções)“
Como é feita a reversão?
As duas partes dos canais deferentes que foram separadas precisam ser reconectadas para que a reversão aconteça. Trata-se de uma microcirurgia onde é feita uma pequena incisão no saco escrotal. As pontas dos canais deferentes são localizadas e preparadas para o procedimento. Basicamente, a reversão consiste na costura (sutura) dessas duas partes.
Além disso, a técnica é feita com anestesia geral. Na maioria dos casos, o homem recebe alta no mesmo dia. Após determinado período é feito um espermograma para avaliar a quantidade, motilidade e formato dos espermatozoides no sêmen.
Possibilidades eficientes
Mesmo que uma recanalização não seja possível por algum motivo, outras técnicas de reprodução humana podem ser utilizadas. Elas otimizam a produção de espermatozoides e melhoram a qualidade deles.
Fatores que podem influenciar a gravidez
Além do tempo de procedimento, outros aspectos podem influenciar o sucesso da gravidez. Um dos principais deles é a idade e o potencial de fertilidade da companheira. Fazer uma avaliação de reserva ovariana e de funcionamento tubário é indispensável para as mulheres antes que o homem tome a decisão de reverter ou não a vasectomia.
Marque sua vasectomia agora mesmo
Nós, do Espaço Dr. Cristiano Paiva, estamos à sua disposição para uma consulta à vistas de tirar dúvidas e ajudá-lo a fazer a melhor escolha. Temos um time de médicos especializados em várias áreas da urologia e uma das estruturas mais completas e eficientes da região.