Muita gente sabe o que é a falta de libido por já ter se deparado com ela, seja por informações, pessoas próximas ou até mesmo por estar passando por ela.
A libido é a maior responsável pelo desejo sexual e sua alteração pode ter ligação com vários outros fatores, que podem ser emocionais ou físicos. Ele pode também aumentar ou diminuir em várias fases da vida.
Tudo isso porque o principal hormônio que a controla é a testosterona nos homens. Se você está passando por uma fase de libido baixa ou quer saber melhor sobre este assunto, continue lendo este conteúdo.
O que ocasiona a falta de libido?

A falta de libido é o que chamamos de diminuição no impulso sexual. Ela passa a ser um problema e algo incômodo, quando acaba afetando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.
Quando o indivíduo está se relacionando com outra pessoa, a falta de libido pode gerar dificuldades no relacionamento e uma certa preocupação com a saúde ou capacidade do homem.
O libido carrega como significado o desejo por se relacionar com outra pessoa. Existem diferentes tipos de libido e sua manifestação pode ocorrer em homens e mulheres.
O que faz a falta de libido acontecer?
Como dissemos, há uma série de fatores que podem fazer com que o libido diminua. As principais causas estão ligadas ao descontrole de fatores hormonais. Estes, podem ser temporários ou duradouros.
Dentre as principais causas da falta de libido, estão inclusos:
- Fator emocional: estresse, ansiedade, depressão, vários pontos podem interferir de modo direto no humor e na disposição de uma pessoa, fazendo com que ela tenha uma baixa em sua libido;
- Traumas emocionais: quando ligados a relação sexual, esses traumas podem gerar uma baixa na libido;
- Impotência sexual: por conta da dificuldade que pode existir ao ter uma ereção, a diminuição do desejo sexual acaba acontecendo por conta da frustração;
- Uso de medicamentos: alguns medicamentos podem causar alteração no nível do hormônio fazendo com que haja uma interferência no desejo sexual;
- Diminuição dos níveis de testosterona: sendo o principal hormônio que comanda o desejo sexual e a produção de esperma, sua diminuição faz com que haja diversas alterações no corpo.
Existem diversos fatores que podem fazer com que o desejo sexual seja afetado. Esses só foram alguns de uma lista mais extensa. Dentre as causas que mais acontecem, a hormonal está em primeiro lugar.
Como tratar a falta de libido em homens?

A falta de libido em um homem deve ser levada em consideração a partir do histórico de saúde que o paciente possui. Cada diagnóstico é diferente do outro, por isso, é necessário investigar a causa do problema.
Quando a falta de libido aparece no homem, o que acontece é a falta de pensamentos e fantasias sexuais, o que gera um interesse menor em sexo e em manter as relações.
Ainda que haja uma estimulação por terceiros, a falta de interesse é bastante persistente. Os homens com a libido muito baixa por diversas vezes mantêm relações somente para satisfazer o próximo.
No entanto, não sentem nenhum prazer ou vontade de fazer aquilo acontecer. O diagnóstico pode ser feito então por meio de um exame de sangue, que vai medir o nível de testosterona no sangue.
O diagnóstico vai juntar tanto os sintomas apresentados pelo indivíduo, como os dados obtidos no exame para que o médico avalie junto a seu histórico clínico.
O que fazer quando isso acontecer e qual profissional procurar?
Ao identificar uma baixa no estímulo sexual, o homem deve procurar um urologista pois é esse profissional que lida com as questões que envolvem este órgão.
Ao avaliar os resultados, o homem pode iniciar tratamento através da psicoterapia ou de suplementos de testosterona. A causa sendo psicológica, a melhor opção é ter terapia comportamental.
Assim, o homem identificará as questões que lhe geram estresse, baixo desempenho e satisfação. Se a causa da baixa de libido ocorrer por conta da baixa de testosterona, então o tratamento que pode ser feito é de reposição hormonal.
Saber como lidar com a queda de desejo se torna mais fácil quando se sabe a fonte pela qual ocorreu sua queda. Então, a terapia com testosterona acaba resolvendo problemas quando são feitas por profissionais.
As doses certas e a quantidade de tempo que a terapia deve ocorrer são vitais para que os efeitos não sejam ainda piores. Isso porque a reposição do hormônio às vezes é feita por conta própria.
O que coloca em risco o paciente. Uma das graves consequências é a infertilidade. A reposição será feita pelo profissional urologista, por meio da coleta dos resultados dos exames.
Depois de um tempo fazendo a reposição, o homem já pode sentir uma melhora de libido. A administração é feita por meio de adesivo, gel ou injeção.
Como aumentar a libido?
Quando há a relação da falta de libido e testosterona, uma das medidas para saber como lidar com a situação e estimular o aumento da mesma é fazendo o consumo de alimentos que podem melhorar a circulação do sangue.
Por exemplo, atum e semente de chia são algumas das recomendações feitas pelos profissionais que podem ajudar nesse caso. Incluir também os seguintes alimentos pode surtir efeitos melhores:
- Suco de açaí com guaraná;
- Morango;
- Canela;
- Açúcar mascavo;
- Chá de catuaba com salsaparrilha.
Esses alimentos ajudam no aumento do desejo sexual por conta de suas composições.
Conclusão
Por fim, vimos então um pouco sobre as questões que podem causar a falta de libido e como isso pode ser revertido. É vital que o paciente procure por um método em busca de ajuda.
Somente dessa forma ele poderá encontrar maneiras eficazes de contornar a situação e ter um melhor bem estar. Se você está passando por essa situação, o Dr. Cristiano Paiva pode ser quem você precisa.
Isso porque o profissional atua na área de urologia desde os anos 90 e possui ampla experiência no assunto, sendo apto e especializado para tratar questões relacionadas a área de urologia.
Entre em contato e marque uma consulta. Compartilhe este conteúdo com mais pessoas.