Uma pergunta que muito se faz é: se cigarro causa impotência, você sabia que há relação entre os dois? Se você pensava que fumar tinha ligação apenas com doenças cardíacas, pulmonares e nada mais, está enganado. Há tantas toxinas no cigarro que ele faz mal a praticamente todos os órgãos e aumenta a chance de você se tornar impotente em 85%, segundo o ginecologista Jogi Ueno.
Impotência Sexual Causada Pelo Cigarro A impotência não deve ser confundida com infertilidade, pois no caso dos fumantes, ainda há chances de reprodução. A disfunção erétil ocorre quando o homem não consegue manter a ereção durante a relação, enquanto a infertilidade é quando mesmo após algum tempo tentando ter um filho, sem uso de contraceptivos e com relações sexuais frequentes, a gestação não ocorre. O cigarro causa impotência, não infertilidade. Porém, embora o fumante continue fértil, o cigarro dificulta, e muito, a possibilidade de ter filhos.
Não conseguir manter a ereção é algo que pode acontecer com qualquer homem. Porém, quando isso ultrapassa os 50% de tentativas de relação, pode-se chamar de impotência. Há uma estimativa de que aproximadamente 10% dos homens adultos sofram com ela.
Como o cigarro causa Impotência?
O cigarro é muito ligado a problemas cardiovasculares porque ele colabora no entupimento de artérias. Com o passar do tempo e o uso do cigarro, há o entupimento dos vasos do pênis, o que dificulta ou impede que o sangue chegue aos corpos cavernosos. Sem esse bombeamento adequado de sangue, a ereção não ocorre ou ocorre de maneira ineficiente, levando à impotência.
Além disso, há indícios de que a nicotina, substância encontrada no cigarro, possa alterar o sistema valvular que regula a circulação sanguínea para fora do pênis. Assim, ela faz com que o sangue que precisaria ficar no pênis para manter a ereçã, saia antes do que deveria, resultando em menor tempo de ereção e em impotência.
Claro que não é um cigarro que vai causar tudo isso. O número de unidades fumadas e o tempo vão causando os danos. Além disso, há outras doenças, como hipertensão e diabetes, que podem ajudar a acelerar o quadro. É por isso que não há uma idade exata para que os danos causados pelo cigarro sejam sentidos, pois dependerá da idade na qual se começou a fumar, de quantos cigarros foram fumados e de outros fatores do próprio organismo.
Quem não quer ficar impotente devido ao cigarro deve parar de fumar o quanto antes. O tratamento varia muito de acordo com causas, idade e das condições gerais de saúde, mas o primeiro passo é suspender imediatamente o cigarro.