Início » O que é Postectomia? Saiba quando a cirurgia é indicada!

O que é Postectomia? Saiba quando a cirurgia é indicada!

O procedimento conhecido como postectomia remove a pele extra (prepúcio) da parte de cima do pênis (glande), às vezes conhecida como a cabeça do pênis. Embora muitas pessoas desconheçam seu nome técnico, é um dos procedimentos urológicos mais utilizados.

No entanto, existem muitas dúvidas sobre a postectomia, e nosso objetivo ao escrever este artigo é esclarecê-las para você. Boa leitura!

O que é postectomia?

Este procedimento trata-se de uma cirurgia simples que trata casos de fimose patológica em que um excesso de pele provoca um estreitamento do prepúcio. Segundo o Ministério da Saúde, a postectomia costuma ser realizada no Brasil até os cinco anos de idade por motivos médicos.

Em geral, a postectomia remove o prepúcio (pele extra na região do penis) para melhorar a higiene da genitália masculina e o desempenho sexual. Isso elimina desconfortos e também ajuda a prevenir futuras lesões.

Mesmo que seja um procedimento simples, a supervisão médica antes e depois da operação é necessária para garantir o sucesso da cirurgia.

Quando é indicada a postectomia?

O uso deste procedimento cirúrgico é recomendado para homens que têm fimose. De fato, em certos casos, a cirurgia não é necessária porque o paciente pode tratar sua fimose com medicamentos.

Mas se a fimose causa infecções recorrentes ou não pode ser controlada com medicamentos, a cirurgia de postectomia é necessária. Isso resultará na eliminação da dor e desconforto, o que terá impacto direto no padrão de vida do paciente.

Essa cirurgia também pode ser feita nos seguintes casos:

• Quando há dor na exposição da glande (no ato sexual e/ou na masturbação);
  • Para tratar ejaculação precoce;
  • Por questões religiosas, como fazem os judeus;
  • Por questões estéticas.

Adultos, crianças e bebês podem fazer o procedimento. Em geral, é preferível esperar até que a criança tenha entre 5 e 7 anos de idade antes de tentar tratar a doença com medicamentos. Porém, em algumas circunstâncias, é necessário fazer a cirurgia mais cedo.

Em relação aos adultos, a maior diferença é que eles requerem um acompanhamento mais objetivo e que seu desconforto pós-cirúrgico pode ser um pouco pior.

Como é feita a cirurgia de postectomia?

Essa cirurgia envolve a remoção da pele que cobre a glande (prepúcio) e a sutura da pele na mucosa abaixo da glande. A cirurgia é muito simples, leva de 15 a 30 minutos e não requer hospitalização.

O pós-operatório também é bem tranquilo, e muito raramente, quando a cirurgia é feita corretamente, surgem complicações como infecções, inchaço do penis e hematomas.

Após 7 dias, a rotina de atividades do paciente pode voltar ao normal. Após o primeiro mês, o paciente poderá retomar as relações sexuais porque os pontos já começaram a cair espontaneamente após 10 ou 15 dias.

Quais os benefícios da cirurgia de postectomia?

Essa cirurgia de fimose garante uma série de benefícios para a saúde dos homens. Entre os principais é possível citar:

• Redução do risco de infecções no órgão sexual masculino;
  • Mais facilidade na higiene íntima;
  • Redução do risco de infecções urinárias;
  • Redução do risco de contração de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como o HPV e HIV. Mas vale lembrar que isso não quer dizer que você vá deixar de usar a camisinha nas relações sexuais.

Quais são os riscos?

Este procedimento cirúrgico é de baixo risco e tende a ser de rápida recuperação quando realizado por profissional qualificado em ambiente hospitalar.

No entanto, pode haver certas complicações, especialmente se o procedimento não for feito por profissionais qualificados e cuidadosos. Por exemplo, um sangramento ou a retirada de uma quantidade insuficiente ou excessiva de prepúcio (nesses casos, um novo procedimento cirúrgico pode ser necessário).

Qual o tempo de recuperação de uma postectomia?

Como dito antes, a recuperação da cirurgia de postectomia é rápida. É claro que haverá desconforto, mas é possível controlar qualquer dor com medicamentos, como as pomadas anestésicas.

Embora possa ocorrer sangramento inicial (como resultado de ereções durante o sono), eles desaparecem rapidamente. E os pontos são removidos após 7 ou 8 dias.

Normalmente, não haverá dor ou sangramento por pelo menos 10 dias após a cirurgia. Porém, é normal que o médico recomende um período maior sem praticar algumas atividades (como esportes e natação) para prevenir infecções.

Pós-operatório

Por mais que seja um procedimento seguro e tranquilo, a postectomia requer certos cuidados especiais no pós-operatório. Haverá um pequeno incômodo nos primeiros dois dias, tornando o pénis muito sensível ao toque, também haverá um inchaço comum da cirurgia, que é possível conter com o curativo.

A primeira troca do curativo, que deve ocorrer entre 2 e 4 dias, deverá ser feita com calma. É necessário retirar a gaze, de preferência molhada. Isso evita que ela grude na região do corte e provoque mais desconforto.

Após a remoção de todos os curativos, a higiene deve ser feita na banheira ou no chuveiro com uma bacia de água morna e uma pequena quantidade de sal. Lave o pênis com calma e deixe-o repousar na água por 1 a 3 minutos. Seque bem e aplique a pomada prescrita pelo seu médico.

É aconselhável evitar cuecas “boxer” ou samba-canção durante esse período. Escolha as peças que são mais justas e que deixam o pênis mais firme. Nas primeiras duas semanas, as ereções noturnas podem provocar um pequeno desconforto. Pois, elas puxam a pele e podem provocar em dores, mas é normal.

Após 1 a 3 semanas, já pode retirar os pontos e depois de um mês, pode retomar as relações sexuais.

Por fim, agora que você já sabe o que é postectomia, caso note algum sinal de mudança no prepúcio ou incômodo e dor na glande, procure um urologista. E não esqueça de compartilhar este conteúdo com os seus amigos!