Início » 8 hábitos ruins que acabam com a qualidade de vida do homem

8 hábitos ruins que acabam com a qualidade de vida do homem

Não há regra ou maneira certa de viver mas, conforme crescemos, adquirimos hábitos que são internalizados e, muitos desses hábitos podem ser prejudiciais à nossa saúde mental e qualidade de vida, sem o nosso conhecimento.

Com isso, abrem-se as portas para a frustração, o estresse, a ansiedade e a depressão, além de outras doenças que muitas vezes não conseguimos reconhecer a causa porque esses hábitos estão enraizados em nosso dia a dia.

Para saber quais são os hábitos prejudiciais à sua saúde e bem estar, basta continuar com a leitura deste conteúdo!

Quais são os hábitos ruins?

Manter hábitos saudáveis é um desafio hoje em dia. A facilidade de consumir alimentos processados e industrializados, a correria do cotidiano, o estresse, a ansiedade e a tecnologia 24 horas por dia, são alguns dos desafios da vida moderna que tornam difícil manter uma qualidade de vida melhor.

Muitos podem ser superados para melhorar a saúde, o que podemos começar examinando nossos hábitos no dia a dia. Saber quais são os seus maus hábitos é a primeira etapa para quebrar nosso apego a atitudes que não promovem felicidade e saúde. Confira logo abaixo quais são os mais prejudiciais!

1. Ficar muito tempo sentado

É óbvio que esse comportamento não é uma opção para a maioria das pessoas por se tratar de uma questão de trabalho, em especial para aqueles que trabalham com computador.

Este é um mau hábito para a sua saúde que retarda o seu metabolismo e faz com que você ganhe peso. Também causa outros problemas de saúde, como dores na coluna

A melhor maneira de prevenir esses problemas causados por passar muito tempo sentado é levantar-se e movimentar-se por alguns minutos a cada uma hora. Isso ajudará você a evitar o sedentarismo e a manter uma boa saúde.

2. Comer demais, com pressa ou comer besteiras

Uma alimentação excessivamente calórica causa graves danos à saúde, como hipertensão e diabetes. Como resultado, coma respeitando suas condições físicas, taxa metabólica e horário. No entanto, não pense que esses hábitos são apenas para os gulosos.

Comer depressa torna mais difícil para o cérebro reconhecer quando já está satisfeito, que também tem um impacto negativo na saúde. Ou seja, você não consegue identificar quando está saciado para parar de comer quando for realmente necessário, o que te estimula a comer mais e depois abre caminho para o surgimento de doenças como a obesidade e diabetes.

Além disso, é impossível discutir sobre alimentação sem mencionar aquelas guloseimas deliciosas que todo mundo come de vez em quando, pois todos sabem que elas causam ganho de peso. No entanto, este não é o único impacto que as refeições gordurosas têm na saúde de uma pessoa. 

Uma alimentação saudável ajuda a prevenir a obesidade, porém a ingestão de produtos processados ou industrializados pode prejudicar a saúde, causando as doenças já citadas e outras ainda mais graves, como as doenças cardíacas.

3. Sono não reparador 

Nos dias de hoje, as pessoas tendem a dormir muito pouco ou mal. Vale lembrar que, o corpo humano precisa descansar para se recuperar e manter as funções do organismo. Sua capacidade de realizar suas atividades do dia a dia depende de uma boa noite de sono.

Por exemplo, dormir tantas horas deve ser sua principal prioridade se você precisar dormir por 8 horas para se sentir pronto para enfrentar o dia seguinte.

Se você costuma acordar várias vezes durante o sono, ficar acordado até tarde ou até mesmo dividir a cama com alguém que acaba prejudicando a qualidade do seu sono, é preciso ficar atento e se concentrar na mudança desse hábito.

4. Uso em excesso de eletrônicos

A tecnologia de hoje é realmente útil; graças a ela, você está lendo este texto agora e não precisa esperar para ler um jornal ou revista. No entanto, estar online o tempo inteiro não o ajudará a manter sua saúde física ou mental.

A qualidade do sono é afetada pela exposição às luzes azuis e brancas, comuns em dispositivos eletrônicos como celulares e tablets. Atualmente, as pessoas têm o hábito de verificar seus celulares antes de dormir e logo ao acordar, antes de lavar o rosto ou tomar café.

Caso você tenha esse hábito, é importante revê-lo e estabelecer um limite para o uso.

5. Sedentarismo

O corpo humano foi projetado para se mover ao longo do dia. Só que fica melhor quando conseguimos fazer isso de um jeito divertido, se não tiver tempo para fazer academia. Por exemplo, se você mora em um prédio, use as escadas ao invés do elevador.

Tem filhos pequenos ou animais de estimação? Planeje uma tarde para gastar energia com eles, como um passeio no parque. Evite ser o tipo de pessoa que vai de carro até mesmo na padaria da esquina. Lembre-se que movimento é vida!

6. Tabagismo

Este é de longe o pior hábito que afeta sua saúde de todos os maus hábitos. O tabagismo compromete a maioria dos órgãos do corpo e pode resultar em uma variedade de doenças, incluindo:

  • Problemas cardíacos;
  • Bronquite;
  • Enfisema;
  • AVC;
  • Câncer. 

Fumar também aumenta o risco de tuberculose, problemas de visão e até distúrbios imunológicos.

Viver com fumantes também pode prejudicar sua saúde e qualidade de vida. Isso ocorre porque você será um fumante passivo e os fumantes passivos têm maior probabilidade de contrair doenças como:

  • Asma;
  • Câncer de pulmão;
  • Acidente vascular cerebral.

7. Procrastinar

Para muitas pessoas, a procrastinação é o pior problema do século. Isso abre caminho para a ansiedade e outras doenças. 

O hábito de deixar as coisas para depois é aquele que temporariamente traz conforto, mas depois volta com efeito reverso e ainda mais frustração. Estabeleça suas prioridades e sinta-se à vontade para adiantar o trabalho, se possível. A sensação de ter cumprido um dever é gratificante e não o pressiona a cumprir nada em particular.

8. Não ter momentos para relaxar 

Nós precisamos ficar sem fazer nada! É fundamental reservar um tempo para uma soneca ou sentar em um sofá ou banco de parque sem fazer nada. Separe um tempo, mas não mais que 30 minutos para isso e não se culpe por esta situação também. Tenha em mente que é preciso fazer uma pausa em sua atividade para relaxar.

Por fim, o que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Aproveite para compartilhá-lo com os seus amigos que também têm hábitos ruins!

Gostou? Compartilha!

Veja Outros Blogs

Todos os direitos reservados® 2021