Início » Como reconhecer a síndrome do homem irritável (TPM masculina)

Como reconhecer a síndrome do homem irritável (TPM masculina)

Muitas pessoas podem não saber que os homens também estão sujeitos a um certo tipo de TPM: uma alteração nos níveis de testosterona, chamada de Síndrome do Homem Irritável (SHI), causa sintomas comparáveis aos experimentados por mulheres durante a tensão pré-menstrual, devido às alterações nos níveis de testosterona.

Gerald Lincoln, pesquisador, endocrinologista e naturalista, deu o nome a esta condição. Em sua pesquisa, o cientista escocês descobriu que a condição provocada por uma perda significativa de testosterona no corpo de um homem resulta em uma resposta muito semelhante àquela que as mulheres experimentam por mês em termos de comportamento e humor.

Porém, é importante ressaltar que, ao contrário da TPM feminina, essa síndrome não tem relação com o ciclo hormonal e é possível tratar as suas causas. Continue a leitura deste conteúdo para entender melhor sobre o assunto!

Existe a TPM do homem?

Existe TPM no homem? Esta é uma dúvida bastante frequente. No entanto, mesmo que um homem cisgênero não possa ter TPM (Tensão Pré-menstrual) no sentido estrito do termo – já que os homens não têm útero e nem ciclo menstrual – os homens têm variações hormonais que provocam sintomas parecidos com os da TPM nas mulheres.

Muita gente não sabe, mas a TPM não se aplica apenas às mulheres. Existe uma “TPM” para os homens também, e é causado pela queda dos níveis de testosterona.

Diferente da TPM nas mulheres, que está ligada a mudanças nos níveis hormonais mensais, a TPM nos homens é mais comumente conhecida como “síndrome do homem irritável”.

No caso dos homens, situações estressantes e de ansiedade, como os casos de doenças, estresse e preocupações, costumam causar um declínio na quantidade de testosterona produzida.

Quais os sintomas da TPM do homem?

Quando ocorre mudanças na quantidade de testosterona produzida, o homem pôde notar alguns dos sintomas da “TPM masculina”, tais como:

  • Mau humor;
  • Agressividade;
  • Impaciência;
  • Tristeza;
  • Emotividade;
  • Tensão;
  • Desânimo;
  • Estresse;
  • Sensação de estar sobrecarregado;
  • Ciúmes;
  • Redução do desejo sexual.

Se seis ou mais desses sintomas estiverem presentes, é bem provável que o paciente tenha essa síndrome, e o médico pode recomendar um exame de sangue para medir os níveis de testosterona no organismo para confirmação.

No entanto, é fundamental distinguir esta síndrome de outros tipos de doenças, como a ansiedade generalizada ou a distonia, por exemplo, e para tal é preciso realizar uma consulta com um clínico geral ou um psiquiatra. Eles realizarão avaliações psicológicas adicionais para auxiliar no diagnóstico.

Além disso, se esses sintomas persistirem por mais de 14 dias e afetarem a qualidade de vida da pessoa, podem ser um indício de depressão. Nesse caso, a pessoa deve procurar um psiquiatra para diagnosticar e indicar um plano de tratamento que inclua medicação, antidepressivo e recomendações para psicoterapia.

Como tratar a síndrome do homem irritável?

Ao contrário da TPM, o aparecimento de SHI não é previsível e pode ocorrer a qualquer momento. No entanto, como o quadro pode ser tratado, não há motivo para alarme em suspeita desse caso.

Esses sintomas podem estar ligados a outras doenças. Por isso, é extremamente importante obter a orientação de um profissional que possa identificar com precisão sua condição antes de tirar qualquer conclusão.

Nesse caso, busque o apoio de um psicólogo e de um médico. Afinal, manter nossa saúde física e mental é sempre importante e requer atenção regular.

Depois de consultar um profissional e confirmar a condição, o médico pode sugerir uma reposição hormonal, por meio de medicamentos, injeções, géis, etc. Porém, há também meios naturais para aumentar a testosterona, tais como: 

  • Ter sono de boa qualidade;
  • Praticar atividades físicas;
  • Consumir alimentos ricos em vitaminas.

É importante ressaltar que buscar o apoio de psicoterapias é sempre aconselhável, haja ou não algum problema. Isso se deve ao fato de que os cuidados físicos regulares são importantes para garantir uma boa saúde mental, assim como os cuidados físicos.

TPM masculina: o que causa?

Como você já sabe, A TPM masculina, também conhecida como SHI (Síndrome do Homem Irritável), é causada por oscilações da testosterona que ocorrem em situações como:

  • Idade (os níveis de testosterona do homem começam a cair depois dos 30 anos);
  • Estresse;
  • Mudanças na dieta ou ganho de peso;
  • Doenças;
  • Insônia;
  • Distúrbios alimentares.

Esses fatores também podem prejudicar o bem estar psicológico do homem. Essas mudanças hormonais podem ocorrer com mais facilidade em determinadas fases da vida do homem, como adolescência, meia-idade e idade avançada. 

No entanto, a TPM dos homens não deve ser confundida com andropausa, que é um declínio contínuo nos níveis de testosterona que ocorre em homens mais velhos.

Importância da testosterona

O principal hormônio masculino, a testosterona, desempenha um papel no crescimento dos pelos, no engrossamento da voz, na produção de espermatozoides e no desenvolvimento dos músculos nos homens.

Esse hormônio, no entanto, não é o equivalente masculino do estrogênio porque eles têm funções diferentes. Cada um dos dois são produzidos tanto por homens quanto por mulheres. Somente a concentração muda.

O curso de tratamento recomendado para declínios do hormônio consiste em psicoterapia e mudanças de hábitos, como praticar atividade física e melhorar a dieta. Métodos para reposição de testosterona podem ser prescritos em algumas situações mais sérias.

É natural experimentar certos dias de mau humor dependendo da rotina estressante de sua vida. Mas, o alarme dispara quando apresenta consistentemente mau humor, impaciência, agressividade e outros sintomas femininos típicos da TPM em homens.

Não há um momento certo em que esse quadro deve se manifestar, embora situações estressantes, privação de sono, alimentação inadequada e obesidade podem contribuir para o surgimento do SHI.

Normalmente, o paciente não percebe essa mudança de comportamento e vai ao médico porque outras pessoas se queixam do comportamento.

Depois de reconhecer um ou mais desses sintomas, é melhor procurar a ajuda de um especialista para diagnosticar.

E não esqueça de compartilhar este conteúdo com os seus amigos!

Gostou? Compartilha!

Veja Outros Blogs

Todos os direitos reservados® 2021